Rincón Del Tigre

História da Missão
História da Missão
História do Colégio
História do Colégio



Newsletter

Para receber nosso informativo bimestral, preencha os dados.

Informativos
Noticias

Publicidade                          
Latvijas-Kristigais-Radio

História do Colégio

Colégio Evangélico Rincón del Tigre

O Colégio Evangélico Rincón del Tigre é uma instituição dependente da Missão Batista Rincón del Tigre. Está localizado na Província de Germán Busch, no leste de Santa Cruz, ao norte de Puerto Suarez. Nasceu com o propósito de dar a oportunidade de uma educação com dignidade ética, moral e espiritual para as crianças da região, compartilhando o Deus vivo e verdadeiro, e do dom da salvação que Ele oferece a todos.

Iniciou como escola com a chegada de um grupo de missionários letos vindos do Brasil, que ao se deparar com grande necessidade de educação básica, começou a ensinar crianças e adultos. Em 1951 foi organizada como Escola Particular Mista de Rincon del Tigre, reconhecido pelo Ministério da Educação com a R. M. 378 (registro) em 1954. Com o aumento de alunos, houve a necessidade de incluir os ciclos: básico e intermediário Pré - estes oficialmente legalizados pela RM 1007. Então, foi assinado um Acordo de Cooperação Mútua com o Ministério da Educação. No dia 15 de dezembro de 1995 foi autorizado o funcionamento do COLEGIO EVANGELICO DE RINCON DEL TIGRE, formando os primeiros bacharéis em administração em 1998. A grade curricular segue cuidadosamente o programa de ensino indicado pelo Ministério da Educação da Bolívia, conforme a nova reforma educacional, com o objetivo de atender as necessidades básicas do aluno.

Mesmo tendo começado com poucos recursos e infra-estrutura deficiente não houve desânimo, mas com a ajuda de Deus e dos voluntários a cada ano vem melhorando. Com a cooperação de CORDECRUZ começou a construção de um novo edifício escolar, com sacrifício e esforço a Missão Evangélica continua a sua construção, a fim de oferecer um melhor serviço para os alunos.

Para melhor atender os alunos de lugares distantes, gratuitamente a Missão mantém um internato para mulheres e duas para os homens, fornecendo alojamento, alimentação, roupas lavadas e passadas, medicamentos, etc. É neste espírito de serviço e de progresso que estão sendo construídos os laboratórios de Química e Física, e uma biblioteca escolar com área de estudo, funcionando como um centro de sala de aula para a Educação, a fim de melhor atender as Unidades Educacionais Associados. Também um edifício de Informática para estudantes, professores e membros da comunidade.

Atende nove unidades distantes associadas, estradas terríveis, algumas delas só com acesso à cavalo. Consciente das necessidades e da importância de desenvolver uma boa cidadania e patriotismo nesta região fronteiriça esquecida e isolada, é que a direção da unidade se preocupa em visitar e ajudar os professores que trabalham e se dedicam sacrificialmente nessas comunidades.

A diretoria do Colégio Central continua dando uma assistência de forma voluntária, trabalhando com as turmas: inicial, primário e secundário, em turnos: manhã e tarde. Muitos professores trabalham apenas com um salário, trabalhando o segundo turno voluntariamente, mesmo assim, com grande interesse e dedicação, buscando a formação do aluno.

Como Diretor, agradeço:
- A Deus força e sabedoria que sempre me concede;
- A Missão pelo apoio e ajuda sem interesses,
- Às autoridades Pedagógicas e Administrativas pela assessoria e
orientação constantemente fornecida a esta Diretoria.

Pastor Samuel Janson